"A POESIA É UMA TENTATIVA DE SE DEFINIR O MUNDO, AS COISAS E OS OBJETOS QUE NOS CERCAM, BEM COMO O SER HUMANO..."

sábado, 31 de agosto de 2013

SONETO DE ANIVERSÁRIO

à Nayllê


Tudo o que eu possa dizer
Todo bem que venha lhe desejar
Ainda que não seja o bastante
É para neste dia te parabenizar.

Que nesta data querida 
Seus sonhos possam se realizar
E muitos anos de vida
Jesus possa te ofertar.

São os votos sinceros 
De um amigo verdadeiro.
Que já lhe escreveu um poema

E hoje repete tal feito.
Receba com muitos abraços
Mais este singelo soneto.

                                                                                      Jorge Barrozo



domingo, 13 de janeiro de 2013

BASTA UM OLHAR
A BAUDELAIRE


Basta um olhar
Da mulher que passa
Com seu frescor que arrebata
E o ar de sua graça
Para tudo mudar de vez.
E como o Poeta
Passar a desejá-la
Não a idealizá-la
Mas, sim, materializá-la
Como amiga ora distante
E, no momento seguinte
Quem sabe, amante.

Jorge Barrozo

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Energia
a Arnaldo Antunes

Todo reencontro
É o primeiro encontro.
Revê-la várias vezes
É como se fosse a única.
Estar ao seu lado
É tê-la naquele momento.
Toda troca de olhares
Esconde segredos. 
Um toque, um carícia
Revela desejos.
O medo do silêncio
Impõe o diálogo.
E a súbita aproximação
gera o abraço.


Jorge Barrozo

In: 100 Poemas, 100 Poetas; pág. 33, Editora Literacidade, Belém -PA; 2013.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

CIDADEZINHA QUALQUER


Salve, Bicas!!
De exploradores e explorados
De um passado glorioso
Que foi sendo apagado
A medida que a riqueza de uns poucos
Ia se formando.
Sua história...
Encontra-se perdida na memória
Das poucas, raras imagens, que encontramos.
E invejamos o progresso de outrora
Frente a falta de perspectiva do presente
E a incerteza do futuro.
Parafraseando o Poeta
Bicas é uma foto na parede
e a dor que martiriza o corpo
E marca prondundamente a alma
Vem da trIste constatação
De que não mais serás
O que já foste um dia.
E os que amam esta cidadezinha
Diante da impossibilidade
De lutar contra a tirania
Veem-se obrigados a abandoná-la
E assistem, à distância,
Ao fúnebre espetáculo
De sua degradação.

JORGE BARRROZO

terça-feira, 24 de janeiro de 2012


Excessos Democráticos
Aos moradores de Pinheirinhos SP, injustamente expulso de seus lares


Não há excessos
Quando se faz cumprir a lei
Ainda que usando a força
E fazendo valer a violência.


Não há excessos
Quando o interesse privado
Sobrepõe -se ao coletivo
E o povo é tratado como bandido


Não há excessos
Quando os direitos são desrespeitados
Famílias são humilhadas
E enxotadas para a rua.


Não há excessos
Quando as notícias são manipuladas
A mídia oficial é omissa e covarde
Transformando vítimas em vilôes.


Não há excessos
Quando se busca restabelecer a ordem
Para uma burguesia hipócrita
Alienada de toda a situação.


Enfim,
Não há excessos,
E, sim, "democracia"
E para sua manutenção
São permitidos
alguns excessos democráticos.


JORGE BARROZO

domingo, 15 de janeiro de 2012


DEJÁ - VU

Esperança...
Reencontrá-la um dia
E viver
Não os sonhos
Que há muito alimento
E, sim,
A realidade do momento.
Sem idealizações,
Sem melodramas
E sem Amor.
Simplesmente
Estar ao seu lado
E viver esse instante
Que não se repete.
Quem sabe bebamos
ou talvez dancemos
E terminemos a noite
Nos braços um do outro.
E ao amanhecer
Nos reconheçamos
Diferentes
Tomados de um sentimento
Estranho.
E troquemos as roupas
E os últimos olhares.
E no silêncio
Que antecede a aurora
Outra vez
Nos separemos.

Jorge Barrozo